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Por Alunaluaaaaa
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Segundo Thomas Hobbes, "faz-se justiça na medida em que se garante cada vez mais a ordem social, quando se é possível ratificar o papel de cada indivíduo perante os fatos, as ações, a sociedade em geral". Assim, à esteira do pensamento do filósofo, no Brasil, é preciso desencadear na sociedade o intercâmbio de ideias e de opiniões à cerca da redução da maior idade penal. Neste sentido, reafirma-se a importância de cada cidadão brasileiro no debate e resolução dessa questão.
Nessa perspectiva, convém destacar que os recentes episódios de violência nas escolas, cometidos por jovens, trazem à tona a questão da importância da redução da maioridade penal, levando em consideração a impunidade dos menores que ceifaram a vida de outros menores. Dessa forma, esse fato reflete na escapatória usada para ofuscar a justiça. A famosa "falta de consciência de seus atos" que afirmam que os adolescentes têm. Outrossim, isso não é uma justificativa. A responsabilidade não está sempre associada à idade, haja vista que o Brasil já teve um imperador de 14 anos governando um império com antecipação da maior idade.
Além disso, cabe ressaltar que a redução da maioridade penal diminuiria o aliciamento de menores para o tráfico de drogas. Hoje em dia, como são inimputáveis, os menores são atraídos para o mundo do tráfico para fazer serviços e cometer delitos a partir do comando de criminosos. Sem a maioridade penal, o aliciamento de menores perde o sentido e a delinquência juvenil reduz. Afinal, como disserta o Marquês de Maricá, escritor, filósofo e político brasileiro, “A impunidade promove os crimes, e de algum modo os justifica.”
Sendo assim, fica evidente que a emancipação para idade criminal pode ser uma das soluções para os atos criminosos cometidos por menores. Porém, existem diversas outras atitudes que precisam ser tomadas para erradicar essa problemática. É preciso, então, que os estabelecimentos de ensino promovam por meio de roda de conversa, produções literárias, cinedebates com filmes que abordem a temática, peças teatrais, transmitindo informações importantes sobre as consequências da criminalidade às novas gerações de brasileiros. Assim, será possível contribuir para a mudança social e o bem-estar coletivo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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