Em primeira instância, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. Acerca disso, como relata o documentário de Estela Renner de 2012 “Muito além do peso” afirma que, parte expressiva dos cidadãos não têm ciência dos riscos de uma alimentação irregular, e que o consumo excessivo de produtos industrializados podem causar danos para nossa saúde. Sob essa perspectiva, constata-se que grande parte da população brasileira desconhece o que é ter uma alimentação saudável. Esse desinteresse em ter uma alimentação saudável, é causada muitas vezes pela falta de recursos financeiros ao comprar alimentos orgânicos, ou simplesmente pela facilidade de preparar e consumir produtos industrializados. Entretanto, muitos cidadãos não dão importância para essa problemática, onde se observa que, dificilmente são vistas propagandas sobre ter alimentação saudável, apenas sobre produtos prejudiciais à saúde. Assim, enquanto a desinformação se mantiver, a população brasileira permanece adoecendo mais cedo devido a essa irresponsabilidade.
Ademais, essa irresponsabilidade torna a população cada vez mais doente, devido à quantidade de produtos industrializados que vêm sendo consumidos dentro dos lares. Nesse viés, segundo a Terceira Lei de Newton “toda ação tem uma reação” e torna-se evidente que com uma má alimentação gera consequência futura, como instabilidade no seu convívio social, além de doenças como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, e a mais comum e que vem crescendo a cada ano, a obesidade. Por seguinte, é evidente a necessidade de construção de valores empáticos e solidários, para que as pessoas saibam o valor de ter uma alimentação saudável.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição da alimentação irregular e obesidade no Brasil, uma vez que o imbróglio é persistente. Destarte, cabe ao Ministério da Saúde promover as informações seguras a partir dos primeiros anos de vida na escola, por meio da adição de uma disciplina de nutrição, de modo que desde cedo os alunos aprendam a se alimentar corretamente. Além de realizar campanhas informativas na mídia, visando a conscientização de jovens e adultos, com a finalidade de enfatizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável e os riscos se assim não tiver. Logo, somando isso podemos futuramente nos tornarmos uma população mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.