A princípio, a displicência da mídia é um fato preponderante para a ocorrência dessa problemática. Segundo a escritora Nadejda Mandelstam, o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade.Tal crime está instaurado na medida em que a mídia - principal fonte de propagação de informações no mundo - não dá a devida visibilidade aos problemas que os alimentos industriais vêm trazendo para a saúde da população, como a diabetes a obesidade e o câncer. Essa omissão da mídia acaba fazendo com que o problema persista, já que, como ele não é devidamente divulgado e debatido, se torna desconhecido pela população.
Somado a isso, conforme descrito pela jornalista Eliane Brum, no texto “ Exaustos, correndo e dopados’’, a sociedade encontra-se em um momento no qual precisa produzir o tempo todo: 24 horas por dia;7 dias por semana”. Por conta disso, verifica-se que a população, por estar nesse ritmo de vida acelerado, acaba negligenciando sua alimentação, já que não possui tempo para fazer refeições ricas em fibras e nutrientes, optando por alimentos industrializados por serem mais práticos e baratos. Consequentemente, a adoção dessa postura por parte dos cidadãos faz com que a obesidade ganhe cada vez mais espaço em nossa sociedade.
Em suma, medidas devem ser tomadas a fim de mitigar os problemas relacionados à alimentação irregular e obesidade no Brasil. Dito isso, faz-se necessário que o Governo , juntamente à mídia ,crie campanhas educativas, realizadas por meio de uma parceria público privada com empresas - como o Senac -, de modo a serem feitas palestras e documentários no meio físico e cibernético sobre a relação entre os alimentos industriais e a obesidade no Brasil. Nesses eventos, haverá o debate sobre os males causados por alimentos processados, além da inserção de dietas equilibradas para aqueles que procuram ser mais saudáveis, mas não sabem por onde começar, ajudando a população a entender mais sobre o assunto, criando indivíduos mais atentos e conscientes. Desse modo, será possível atenuar o silenciamento midiático e o ritmo de vida acelerado, alcançando a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.