Sob esse viés, é importante destacar como um dos obstáculos, a constante sensação de superioridade racial. No período da escravidão no Brasil, que permeou do ano de 1530 até 1888, os portugueses tinham uma forte convicção, de que eram melhores do que os negros africanos. Isso gerou o preconceito que transpassa a sociedade até os dias contemporâneos. No contexto atual, esse racismo, muita das vezes velado, é demonstrado de forma violenta, o que além de grave, aumenta ainda mais a distinção humana.
Consequentemente, é necessário salientar a desatenção da mídia a respeito do racismo em nosso país. Essa influência midiatica contribui para a formação de um cenário ilusório, favorecendo assim a desigualdade racial e a circulação de discursos de ódio. Nas novelas que exibe-se nas redes televisivas nacionais, apresentam o negro com posições sociais inferiores as dos brancos, como de exemplo , apresenta uma mulher negra como faxineira. Esse fato, retarda o desenvolvimento de uma sociedade mais representativa.
Infere-se, portanto, que medidas sao necessárias para diminuir os impactos da persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea. A sociedade deve criar atividades socioeducativas por meio de campanhas de conscientização. Além disso, as midias devem criar conteúdos como documentários e palestras digitais que mostrem a importância de uma sociedade com maior valorização racial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.