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Por adri
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A constituição federal - documento mais importante do país - prevê em seu artigo 6 "assistência aos desamparados" como inerente a todo cidadão. Porém, tal privilégio não tem repercutido com ênfase na prática quando se observa a adoção de crianças no Brasil, dificultando desse modo a universalização desse de direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, deve-se analisar como o racismo e a lentidão nos processos de adoção contribuem para a persistência desse problema.
No Brasil, mais da metade da população sente vontade ou já optaram pela adoção. Porém, no país, o processo é bastante lento e cheio de complicações, fazendo com que muitos casais desistam no meio do processo. A lentidão da justiça em relação as excessivas burocracias durante todo o processo, como: analisar com cautela a escolha do lar, segurança e estabilidade da criança, faz com que o processo adotivo dure anos, o que causa uma angustia tanto para aqueles que querem adotar, tanto para as crianças.
Outro fator constante, é o preconceito com o sexo ou cor da criança. Muitos casais não querem adotar crianças negras, principalmente se forem meninos, pois sentem um certo receio. Outro ponto, está no fato de querem apenas meninas para que elas possam ajudar com o trabalho domestico., o que também pode acontecer com o sexo oposto. Pode-se mencionar, como exemplo o seriado de televisão "Anne with an e" que relata o processo de adoção de uma criança do sexo feminino, pois o casal de fazendeiros almejavam um garoto que pudesse ajuda-los nos afazeres do campo.
Em virtude dos fatos mencionados, o governo federal por intermédio do poder judiciário, devem assim acelerar o processo adotivo, contratando mais pessoas para participar da aceleração do processo burocrático, analisando os perfis das famílias adotantes. Somente assim, valera apena todo esse processo, facilitando a vida da criança que deseja ser adotada, assim como a dos adotantes. Com relação ao racismo de sexo ou cor, as casas de adoção tendo ajuda da mídia, deve realizar campanhas para conscientizar aqueles que vão adotar, sobre como isso não tem nada haver e sobre como todas as crianças merecem a oportunidade de um lar
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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