Em primeiro plano, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para o combate contra esse preconceito. Desse modo, ressalta-se a indiferença de outras classes sociais com a população negra, parda e amarela. Segundo o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes "A democracia só será uma realidade quando houver, de fato, igualdade racial no Brasil..". Nessa linha de raciocínio, deve-se evidenciar que por conta dessa intolerância existe uma falta de oportunidade para com esses grupos.
Convém lembrar, que esse problema também está muito presente dentro de ambientes escolares e de trabalho, sendo pouco abordado, o que permite a existência de rejeição e rivalidade entre os integrantes dessas instituições. Sendo assim uma vez que há baixa quantidade de informações e pouca abordagem sobre esse assunto, permanecerá a ignorância e a falta de empatia com esses indivíduos.
Portanto, é necessário que os órgãos de educação juntamente com dirigentes escolares implantem por meio de discussões, eventos e material didático, a conscientização sobre o preconceito racial dentro dos institutos de ensino. Por outro lado, ainda seria importante haver palestras dentro das empresas, por também ser um local com forte presença de discriminação. Sendo também indispensável a maior notoriedade desta pauta na mídia, a fim de cientificar a todos a respeito dessa situação, para assim, serem tomadas as medidas necessárias para resolver essa questão que é muito vigente na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.