Em primeiro lugar,vale ressaltar a ausência de ações governamentais.Cosoante Thomas Hobbes, filósofo inglês,o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.No entanto,o Estado brasileiro não tem garantido o bem-estar de sua população,uma vez que o direito á dignidade é negado aos afrodescendentes,os quais são descriminados,violentados e em casos mais graves,assasinados.Diante deste cenário, é importante promover um debate com os governantes brasileiros para que possam resolver o empecilho.
Ademais, é importante destacar a maldade humana como um dos principais obstáculos.Neste sentido, Hannah Arendt – filósofa alemã – define o conceito de "Banalidade do Mal” como a não consciência das pessoas pelo mal presente em si, o qual fere não só a elas, mas também a sociedade.Nesta lógica, a "Banalidade do Mal" agrava a problemática, uma vez que,o preconceito causa enormes danos ás vítimas como a depressão e ansiedade.Assim não é razoável que,o Brasil embora objetive ser uma nação desenvolvida conviva com o preconceito racial.
Por fim,diante dos desafios mencionados é necessária a ação do Estado e da sociedade.Deste modo,cabe o Ministério dos Direitos Humanos- órgão responsável por garantir os direitos de todos os brasileiros-em parceria com a sociedade,por meio de debates em escolas e implementação de leis mais rigorosas,criam programas de conscientização com a finalidade de sensibilizar a sociedade.Desta forma,certamente,o cenário brasileiro estará mais próximo da sociedade idealizada na obra de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.