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Por nicomet4l
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Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, ao analisar-se o contexto histórico e socioeconômico da democracia racial no Brasil, percebe-se que essa realidade é o oposto do que o autor prega. Diante disso, torna-se necessário discutir a insuficiência estatal, assim como a não eficiência da legislação.

Sob esse viés, é importante ressaltar que a constituição de 1988 afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, ao analisarmos o estudo “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”, percebemos que essa afirmação não é verdadeira. A população negra ocupa cerca de 78% da população assassinada, em 2019, por agressão armada.

Outrossim, a ausência de uma legislação que abrace a causa negra ameaça diretamente a sobrevivência da população negra brasileira. Nessa ótica, a obra literária "Cidadão de papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, apresenta um contexto social em que as garantias constitucionais estão restritas apenas à parte escrita, sem ser colocada em prática. Diante disso, a população negra poderia ser considerada de papel, tendo em vista a não eficiência das leis e projetos que garantem seus direitos.

Logo, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental, portanto, que o Governo Federal, órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar projetos e leis a favor do reconhecimento da população negra, assim como campanhas que estimulem a denúncia de casos de racismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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