Em primeira análise, as diferentes condições de vida dos jovens contribuem para a persistência da questão. Segundo o filósofo Rousseau, o homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência. Sob esse viés, a desigualdade entre os jovens implica na utilização de meios para conseguir sobreviver, tais como a criminalidade, que corrobora no crescente número de homicídios. Assim, para sua diminuição é preciso romper com esse fator.
Outrossim, a ineficiência do Estado influencia na problemática. De acordo com o terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, a aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração. Desse modo, o artigo 121 do Código Penal - responsável pela reclusão de quem comete homicídio -, não está sendo aplicado de maneira correta, uma vez que, é visível como esse artigo não impede o aumento da criminalidade. Dessa forma, medidas são necessárias para solucionar o impasse.
Logo, para diminuir a taxa de homicídios entre os jovens brasileiros, o Estado deve criar um projeto chamado "O futuro", que direcione investimentos para as comunidades com maior taxa de criminalidade, por intermédio das prefeituras, de modo a promover melhores condições de vida à população. Ademais, some-se a isso uma maior rigidez na implementação do artigo 121, por meio da reclusão mais severa para aqueles que se encaixam nele. Sendo assim, o cenário apresentado em "The Vampire Diaries" não fará parte da realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.