Nesse contexto, é evidente que ao longo dos anos os crimes cibernéticos aumentaram muito, devido a falta de segurança. Segundo o sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu, "Aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de manipulação" Sob essa ótica, é imensurável afirmar que a internet foi criada para ser um mecanismo que serve para ajudar a população, entretando, ao longo do tempo, ela se tornou um objeto de fácil manipulação e sem segurança plausível. Dessa forma, para tornar a navegação mais segura, políticas públicas e eficazes deverão agir para reverter esse processo.
Além disso, a falta de discernimento por meio dos usuários, pode acarretar diversos problemas, entre eles, os roubos de dados ou ter fotos íntimas vazadas. Nessa linha de raciocínio, o educador Paulo Freire, afirmava que a educação era o princípio de tudo e com ela poderia-se evitar diversas consequências negativas.
Sob esse ponto de vista, é de fundamental importância o senso crítico, pois levando para nossa realidade, uma vez que as possíveis vítimas tenham total consentimento do que pode acontecer e como reagir se tal problema acontecer, poderá ser evitado . Assim, os crimes tecnológicos devem ser pautados no âmbito educacional e só assim poderão ser estudados e revertidos
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o fim do roubo de dados na internet, urge que o gonverno implemente, por meio de fundos, um progama que proporcione total segurança a todos os usuários ao utilizar uma rede. Somente assim, será possível acabar com o roubo de dados na internet. Dessa forma, diferente do acontecido na série "Control Z", as vítimas poderão se defender de tais ataques.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.