Exemplificando, temos o caso da cantora Chiquinha Gonzaga, precursora das marchinhas de carnaval, que foi a primeira mulher brasileira a encarar a música como uma profissão, e abrir alas para essa oportunidade no século XIX. Entretanto, esta atitude levou a vários escândalos na época, pois a sociedade não admitia uma mulher que deixou de lado suas funções conjugais e se dedicou ao trabalho. Além disso, há muitas outras que também se destacaram por suas produções musicais, como Elis Regina, Marília Mendonça, ou até Anitta, mas que acabaram ofuscadas pelos trabalhos masculinos da área, ou pela sexualização imposta ao corpo feminino, que leva o seu conteúdo a ser estereotipado como apenas “bunda e peito” pela mídia, deixando de escanteio as suas contribuições como referências artísticas.
É evidente que embora isso seja recorrente nas diferentes vertentes artísticas, esse assunto ainda não ganhou um palco de discussões mais amplo. Observa-se que, apesar dos diversos movimentos voltados a expor a falta de visibilidade das artistas terem ganhado voz nas redes sociais, como o “Guerrilha Girls”, essa pauta acaba ficando muito concentrada nas metrópoles que possuem grandes polos culturais, enquanto as regiões do interior do país, muitas vezes isoladas do acesso à arte, acabam não entrando em contato com a possibilidade de refletir sobre a situação.
Dessa forma, em vista do apresentado, seria interessante que o Ministério da Educação aliado a Secretaria Especial da Cultura, promovessem parcerias com as artistas femininas visando documentar o quanto, renomadas mulheres foram importantes para a construção cultural do Brasil, e divulgar esses registros através de programas educacionais nas escolas públicas e nas redes televisivas. Assim, seria possível conscientizar a população sobre a importância desse debate sobre a valorização da autoria feminina.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada