Primeiramente, os ideais padronizados do que é belo vêm, principalmente, por meio de criadores de conteúdo, que mostram vidas fora da realidade da pessoa de baixa renda. Além disso, o sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que a linguagem corporal provém da distinção social, contrariando a tese defendida por aqueles cuja vida baseia-se em vender uma imagem perfeita. Ademais, na canção “Pretty Hurts”, da cantora estadunidense Beyoncé, ocorre uma crítica por parte da intérprete, que julgava a perfeição como a “doença da nação”, paralelamente, segundo especialistas, a taxa de jovens com distúrbios alimentares tem crescido de forma desgovernada a partir do século XX.
Consequentemente, com o corpo magro idealizado como o padrão, a procura por intervenções cirúrgicas aumentou 141% nos últimos 10 anos, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Porém, existe a possibilidade de ocorrer alguma complicação durante e após o procedimento. Para exemplificar, a cantora e apresentadora Preta Gil revelou, em 2022, o seu arrependimento em ter feito cirurgias estéticas na região da barriga. A cantora confessa que o processo de lipoaspiração a deixou com muitas sequelas e que se sentia muito mais confortável com o seu corpo natural.
Portanto, é inegável que a imposição de um padrão de beleza é extremamente nociva para a saúde humana. Para que isso não ocorra, cabe aos influenciadores desenvolver campanhas conscientizadoras que visam expor os malefícios das cirurgias plásticas, mais especificamente a lipo LAD, visto que eles são – atualmente – os principais disseminadores de informações na geração atual. Tais campanhas devem ser feitas a fim de que casos como os de Preta Gil (e muitas outras vítimas) não tornem a acontecer na nossa realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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