Nesse contexto, tal fator se deve ao fato de haver uma grande concentração de renda histórica no Brasil. Desde o período colonial, em que apenas as elites agroexportadoras tinham acesso à educação e lazer, o país é comandado por uma pequena parcela da população que rege em benefício próprio. Esse fato pode ser observado na atualidade em situações como a retomada do Brasil para o “Mapa da Fome” e a dificuldade de ser aprovado no Congresso leis que aumentam a cobrança de impostos sobre os ricos. Tanto o fator histórico quanto o atual apenas aumentam a concentração de renda e desigualdade brasileira, evidenciadas pelo Índice de Gini- ferramenta da Geografia que mede o nível de concentração de renda de um país, variando de zero a um- cada vez mais próximo de um, ou seja, cada vez mais desigual.
Consequentemente, temos uma exclusão dos deficientes auditivos no ambiente escolar, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras à formação educacional de surdos.
Portanto, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental, portanto, a criação de oficinas educativas, pelas prefeituras, visando à elucidação das massas sobre a marginalização da educação dos surdos, por meio de palestras de sociólogos que orientem a inserção social e escolar desses sujeitos. Ademais, é vital a capacitação dos professores e dos pedagogos, pelo Ministério da Educação, com o fito de instruir sobre as necessidades de tal grupo, como o ensaio em Libras, utilizando cursos e métodos para acolher esses deficientes e incentivar a sua continuidade nas escolas, a fim de elevar a visualização dos surdos como membros do corpo social. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada