Primordialmente, vale destacar a telenovela malhação -toda forma de amar,em que a personagem Milena, que é deficiente auditiva, enfrenta diversas barreiras no seu processo de aprendizagem, pois muitos professores não sabem libras, tendo ela que fazer leitura labial e contar com a ajuda da sua Irmã. Nesse contexto, o ocorrido com a garota é presenciado nas escolas brasileiras, tendo em vista que a má preparação dos professores dificulta na compreensão das disciplinas apresentadas. Sendo assim, esse processo torna a educação inclusiva uma distante realidade contemporânea.
Ademais, vale ressaltar que, de acordo com o economista britânico Arthur Lews, “educação nunca foi uma despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Nesse viés, escolas sem estruturas como, rampas de acessos, banheiros com pisos diferenciados, gera uma dificuldade na circulação dos estudantes nas instituições. Consequentemente, o ingresso desses jovens em um ensino superior torna-se muito mais dificultoso, pois lidar com a deficiência juntamente com a exclusão é desafiante.
Verifica-se, então, a necessidade de tornar a educação inclusiva realidade no país. Para isso, faz-se imprescindível que a Secretaria da Educação, responsável por fornecer a formação continua dos professores, faça um treinamento com toda a equipe estudantil, mediante a orienta-los da importância de saber Libra, e a mostrar melhores formas de atender os estudantes que tenham necessidades especiais, com o objetivo de ampliar a inclusão estudantil dos cidadãos brasileiros. Paralelamente, precisa-se que o Ministério da Educação, mediante a investimentos no ambiente escolar, inclua nas escolas corrimãos específicos, rampas de acesso, com a finalidade de assegurar o deslocamento do aprendiz com facilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.