Em primeira análise, é importante destacar a existência de uma cultura do desperdício que há no Brasil, assim como cita o sociólogo Émile Durkheim: “Existem maneiras de pensar e agir externas ao indivíduo que influenciam suas ações”. Isto é, o ato do não planejamento e posterior desperdício consolidou-se na sociedade como prática naturalizada, e todos os indivíduos dentro da sociedade são afetados por esse impulso de comprar mais que o necessário, de forma a agravar ainda mais o desperdício. Dessa maneira, cabe ao poder público combater tal cultura hostil.
Ademais, é imprescindível ressaltar a influência dos padrões estéticos dos alimentos no desperdício de comida, em confronto com o pensamento do filósofo René Descartes, o qual diz que “os sentidos não revelam verdadeiramente a natureza da realidade”. Assim, ao contrário do ideal, o consumidor rejeita os alimentos distantes dos padrões estéticos de “bom alimento”, embora os mesmos sejam perfeitamente comestíveis, o que faz com que mais comida seja posteriormente descartada erroneamente devido o seu exterior. Portanto, medidas para reverter tal cenário “distópico” são necessárias.
Em suma, para resolver essa problemática associada ao desperdício de alimentos no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania – órgão responsável por políticas sociais – promova a diminuição do desperdício de alimentos, por meio de políticas públicas ativas de conscientização ao consumidor bem como projetos para o uso de alimentos erroneamente rejeitados à famílias carentes, a fim de garantir que a maior quantidade de alimentos possível seja aproveitada, pois, com o combate à cultura do desperdício e o redirecionamento do excedente rejeitado para ser aproveitado, pode-se então proporcionar menos desperdício e obter então uma sociedade mais próxima do ideal de Engels.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.