No Panorama atual, impactos ambientais vem acontecendo com frequência resultado por ações antrópicas do homem sobre o ecossistema gerando prejuízos ambientais que engloba desastre de fenômenos naturais, como o caso do rompimento da barragem em Brumadinho e o óleo que Vazou na Baía de Guanabara e causa desastres ecológicos em 2000. Embora tivesse a conscientização do governo, as indústrias e a população ainda havia negligência que somente foram resolvidas após falhas.
Desta forma, a sociedade vem presenciando reflexos da degradação ambiental, que venha acelerar de maneira descontrolada desde a revolução industrial com intuito de obter lucros aquisitivo sem formalizar medidas de reduzir os impactos, instaurando o aumento da poluição atmosférica com a emissão e concentração de CO2 que influência ao aquecimento global, apesar de convenções, decretos e campanhas ambientais ainda a desregulação dos serviços no ecossistema brasileiro.
Em boa parte o país mudou alguns aspectos adquiriu uma maior conscientização ecológica ao futuro do país, porém medidas são necessárias visando o investimento e contribuição dos órgãos competentes como o SISNAMA( Sistema Nacional do Meio Ambiente) e os membros governamentais competentes a fim de mapear agravamento por meio de informações e identificar desastres futuros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 93
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.