A princípio, destaca-se a ineficiência estatal no embate a esse problema, que é a violação do direito à cidadania, documento oferecido gratuitamente pelo governo de acordo com a Lei Nº 9534 de 1997. Na sequência, na obra cinematográfica "Miraculous" Cloe se irrita com sua amiga e logo finge sua inexistência. Trazendo para a contexto atual, isso demonstra a incapacidade dos governantes, que tem como dever exercer sua função na sociedade, já que eles foram elegido democraticamente. Logo, é inadmissível que esse quadro persista.
Ademais, o certidão de nascimento, é extremamente essencial, já que ele oferece diversos benefícios aos cidadãos, para exemplificar, no atual governo, o bolsa família será substituída pelo Auxílio Brasil, fornecendo a todos que estão no Cadúnico ou no sistema, o direito a receberem um valor de r$ 400, no entanto, aqueles que não estão oficialmente cadastrado no sistema, não poderão usufruir desse direito tão importante, o que desafortunadamente é evidente no país.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para tanto é dever do Estado reverter essa situação por meio do ministério da cidadania, oferecendo a todos os direito indisponível, tal como afirma a lei, afim de diminuir a desigualdade cidadânica no país, para que problemas como este, não persista na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.