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Por LuizGustavo7
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#123787
No Brasil, a Constituição de 1988 assegura Educação e Segurança como pilares do Estado Democrático, buscando o bem-estar social. Entretanto, essa premissa não é efetivada para todos os cidadãos sem registro civil, contribuindo para a sua invisibilidade. Notoriamente, um descaso. Nesse contexto, é crucial analisar dois aspectos dessa problemática: a inexistência de garantias dessa população pela falta de identificação e a insegurança causada do mesmo.
Nesse sentido, conforme o filósofo grego Epicteto, compreende-se a importância da Educação, ressaltando que somente ela liberta o indivíduo. Entretanto, há cidadãos sofrendo com a exclusão educacional no Brasil, que ocasiona a ausência desse direito indispensável, uma vez que ao não terem uma identificação, são tratados como indivíduos inexistentes, ou seja, sem a própria liberdade segundo Epicteto. Isso agrava a invisibilidade civil destratando princípios de igualdade. Sendo assim, violando o que a Carta Magna garante.
Ademais, segundo a filosofia de John Locke no "Contrato social", os cidadãos podem exercer direitos naturais, como o da Segurança. Entretanto, há uma violação desse contrato no Brasil pela falta de sua asseguração, pois o governo prioriza outros temas em vez de focar nessa oculta parte da população, sendo omisso diante da garantia a esse direito, impedindo-os de acessar a serviços públicos de defensoria e policial, por exemplo. Essa situação foi evidenciada no site oficial da R7, onde aponta que quase 3 milhões de citadinos, principalmente na região sudeste, sofrem dessa questão por não possuírem um registro civil.
Dessa forma, para inibir esse descaso, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação, Cidadania e Economia, promover campanhas de conscientização via variados meios de comunicação, como cartas, por exemplo, para incentivar a documentação das pessoas que enfrentam dificuldades burocráticas ou logísticas. Isso inclui a divulgação da importância da identificação e dos procedimentos simplificados para obtê-lo. Além disso, o governo deve implementar estratégias financeiras para ampliar os locais de registro civil, com foco especial em áreas rurais de difícil acesso, elaborando reuniões frequentes em relação à solução dessa problemática. Nesse viés, expandindo esses serviços, reduzirá a invisibilidade da população que atualmente não possui tal registro. Destarte, não apenas em consonância com os princípios da Constituição, mas também refletindo o imperativo de agir frente a esses desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Marlonnluis
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#123874
LuizGustavo7 escreveu:@Marlonnluis Pode corrigir?
sua redação está boa, tente argumentar mais nos desenvolvimentos, e na conclusão coloque o ministério sempre em parceria, evite colocar tudo junto
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