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Por leticiasou
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  Na obra "Utopia" do escritor Thomas More é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual a sociedade se padroniza pela ausência de problemas. No entanto o que se observa na sociedade brasileira é o oposto, uma vez que o ensino a distância durante a pandemia da Covid-19 enfrenta alguns desafios para a concretização da teoria de More. Desta forma convém analisar e discutir, a falta de acesso tecnológico e o analfabetismo digital de profissionais e alunos.
  Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de acesso a tecnologia é um fator que contribui para a ineficácia da educação a distância no período pandêmico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% da população brasileira não tem acesso a internet. Dessa forma, muitos estudantes são excluídos do processo de aprendizagem, e acabam abandonando a escola, visto que este é o único meio de acesso a educação neste período.
  Além disso é notório que o analfabetismo digital corrobora a problemática em questão. Segundo Hebert José, sociólogo brasileiro, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar os cinco princípios: igualdade, liberdade, participação, diversidade e solidariedade. No entanto, quando se observa a educação a distância brasileira, desafios como o despreparo dos profissionais da educação e alunos em relação ao meio tecnológico interfere de forma negativa no desenvolvimento escolar dos estudantes, impedindo assim que os cinco princípios sugeridos pelo sociólogo Hebert sejam afirmados.
  Portanto, é preciso a adoção de medidas que venham amenizar os desafios enfrentados na educação brasileira digital durante a pandemia. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, disponibilizar equipamentos tecnológicos e acesso a internet para alunos de baixa renda, por meio da criação de bolsas de amparo digital. Como também, a criação de cursos básicos de informática gratuitos para alunos e professores. Somente assim, alcançará uma sociedade mais próxima a apresentada na obra "Utopia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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