No filme “Divertida Mente” é retratada a
história de uma garota que ao enfrentar diversas mudanças em sua vida, acaba acarretando depressão na adolescência. Em consonância com a realidade do filme, em razão à pandemia do covid-19 houve um aumento das doenças mentais, devido às bastantes modificações, ou seja, o isolamento social e principalmente à perda de pessoas próximas provocou, consequentemente, dificuldade em sanar essa realidade. A partir disso, a negligência governamental é explicita, por conseguinte da má assistência com os indivíduos portadores de transtornos psíquicos, e também pelo desleixo da sociedade em debater e disseminar meios para combater essa chaga social.
Em primeira análise, a falta de competência por parte do Governo contribui para o aumento dessa mazela. Segundo o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, a desigualdade de riqueza só é justa quando beneficia os menos favorecidos e um governo ético ajuda de forma igualitária todos os setores, proporcionando oportunidades a todos os cidadãos e o acesso a uma vida digna. Nesse âmbito, percebe-se o desamparo do governo em fomentar medidas para o tratamento das doenças mentais, principalmente com pessoas de baixa renda, que acabaram não tendo o apoio necessário no quesito pós-pandemia. Logo, é imperioso haver uma completa refutação da obra do filósofo John Rawls, para a reversão dessa problemática.
Ademais, a sociedade age de forma omissa quando se trata das doenças mentais. No Brasil, segundo o Instituto Ipsos, “a saúde mental dos brasileiros piorou para 53%, entre 2020 e 2021”. Diante disso, as raízes de uma intolerância generalizada, pois mesmo com o aumento dos transtornos psíquicos nessa pandemia, a sociedade ainda encara como um tabu, tornando evidente a ausência da disseminação de informações dessa temática que se tornaram fundamentais para uma sociedade menos eugenista e tóxica. Nesse viés, é importante ressaltar que mesmo com o avanço tecnológico, os indivíduos se limitam vivendo em uma “bolha" e colocando o estereótipo que os portadores de doenças mentais são inválidos e incapazes. Assim, é notável a invisibilidade desta celeuma que precisa ser solucionada, para assolar a discriminação estrutural.
Em síntese, é valioso o Ministério da saúde fomentar medidas para proteger e garantir direitos para cidadãos com distúrbios psíquicos, com distintas perspectivas, como o aumento da disponibilidade e acesso a serviços de saúde mental, campanhas de conscientização e apoio para diminuir o sofrimento pelas perdas dos mais próximos e isolamento social. Além disso, o Ministério da Educação deve debater em universidades sobre como lidar com esse tipo de situação, a fim de evitar situações como mostrada no filme “Divertida Mente”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.