Mormente, é importante destacar, que o mundo todo sofreu com a pandemia da covid 19 (um vírus altamente contagioso difícil de conter), que obrigou os governos dos países a tomarem medidas, como à quarentena e o distanciamento social, para minimizar o contágio do vírus na população. Dessa forma, escolas foram fechadas, comércios e áreas de lazer. Os alunos não tinham acesso a escola, professores ensinavam através de vídeo aulas ou plataformas digitais, mas a população mais carente não teve acesso aos conteúdos devido à falta de internet e aparelhos eletrônicos. Exemplos: pessoas que vivem em comunidades carentes, bem como regiões distantes dos centros urbanos que não tem infraestrutura para ter acesso à internet e consequentemente não tinham como estudar as atividades propostas pelos professores. Então, no auge da pandemia nada foi possível fazer para amenizar o prejuízo intelectual desse público.
Além disso, vale salientar, que o aumento da desigualdade social foi gritante nesse período, já que a população com maior poder aquisitivo tinha acesso à internet e equipamentos para acompanhar as aulas dos professores. Dessa forma, para essa população foi garantido o direito à educação previsto na Constituição Federal de 1988, (CF/88). Então, é imperioso, que o Governo em conjunto com as empresas de telecomunicações, criem projetos que permitam acesso às redes em lugares afastados e sem infraestrutura.
Infere-se, portanto, a criação de leis que regularizem e disponibilizem à internet bem como, equipamentos eletrônicos para que todos tenham acessos a conteúdos educacionais sem custos e prejuízos. Assim, o Governo amplia as possibilidades de criações de projetos disponibilizando conteúdos educativos e de conscientização sobre a importância da educação. Garantindo, desse modo, os direitos garantidos no ECA.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada