É indubitável, de fato, que muitos avanços já foram conquistados no que tange ao destino final dos resíduos sólidos, tais como a proibição de lixões a céu aberto e coleta seletiva em poucas cidades da Nação. Essas medidas pontuais, contudo, são incapazes de resolver a questão do lixo no Brasil, visto que ainda não abrange todos os domicílios brasileiros. Com isso, o descarte incorreto dele gera a produção de biogás - contribuindo para o efeito estufa - e de chorume que pode contaminar os lençóis freáticos, intoxicando a fauna e flora da região.
Outrossim, o uso de sacolas plásticas, ao invés das biodegradáveis, contribui paralelamente com o problema. Assim, o polímero no meio ambiente se fragmenta em microplástico que se une a substâncias químicas tóxicas sendo, por fim, introduzidos na cadeia alimentar pelos animais aquáticos, podendo afetar, inclusive, os seres humanos. No meio terrestre, por outro lado, o lixo propicia o aumento da população de roedores que podem propagar enfermidades, por exemplo a leptospirose. Dessa forma, a saúde e economia das populações ribeirinhas e carentes serão afetadas por serem submetidos a condições insalubres.
Portanto, com o fito de garantir a correta destinação final do lixo no Brasil, cabe aos governos municipais a coleta adequada, com maquinário e profissionais preparados, de todos as residências da cidade. Ademais, urge que a Escola promova para os alunos - desde o Ensino Fundamental I - debates de conscientização e atividades lúdicas com a finalidade de conscientizar a futura geração acerca dos problemas oriundos do descarte incorreto de materiais. Dessa forma, espera-se com essas medidas que o lixo não venha mais a ser causador de problemas, mas impulsionador econômico daqueles que o recicla.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.