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Por vanmed
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#80882
A taxa populacional brasileira apresenta índice de crescimento ao longo dos anos. Somado a isso, aumenta, também, o volume total de descartes incorretos dos lixos produzidos no País. Esse cenário gera problemas fisiológicos, ambientais e econômicos, demandando, por isso, medidas urgentes afim de minimizar tal problemática.

É indubitável, de fato, que muitos avanços já foram conquistados no que tange ao destino final dos resíduos sólidos, tais como a proibição de lixões a céu aberto e coleta seletiva em poucas cidades da Nação. Essas medidas pontuais, contudo, são incapazes de resolver a questão do lixo no Brasil, visto que ainda não abrange todos os domicílios brasileiros. Com isso, o descarte incorreto dele gera a produção de biogás - contribuindo para o efeito estufa - e de chorume que pode contaminar os lençóis freáticos, intoxicando a fauna e flora da região.

Outrossim, o uso de sacolas plásticas, ao invés das biodegradáveis, contribui paralelamente com o problema. Assim, o polímero no meio ambiente se fragmenta em microplástico que se une a substâncias químicas tóxicas sendo, por fim, introduzidos na cadeia alimentar pelos animais aquáticos, podendo afetar, inclusive, os seres humanos. No meio terrestre, por outro lado, o lixo propicia o aumento da população de roedores que podem propagar enfermidades, por exemplo a leptospirose. Dessa forma, a saúde e economia das populações ribeirinhas e carentes serão afetadas por serem submetidos a condições insalubres.

Portanto, com o fito de garantir a correta destinação final do lixo no Brasil, cabe aos governos municipais a coleta adequada, com maquinário e profissionais preparados, de todos as residências da cidade. Ademais, urge que a Escola promova para os alunos - desde o Ensino Fundamental I - debates de conscientização e atividades lúdicas com a finalidade de conscientizar a futura geração acerca dos problemas oriundos do descarte incorreto de materiais. Dessa forma, espera-se com essas medidas que o lixo não venha mais a ser causador de problemas, mas impulsionador econômico daqueles que o recicla.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jotaveh
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#80891
olá pessoa, de início, já recomendo refazer a redação, pois ela não apresenta a TESE (Causas da problemática).
Geralmente a Tese apresente 2 causas que CAUSAM a problemática.
No D1 você desenvolve a causa 1.
No D2 a 2.
Na conclusão você apresenta duas soluções, uma para cada causa, ou uma solução que resolve as duas. Pelo menos uma das soluções deve apresentar 1. Agente; 2. Ação; 3. Meio/modo/ 4. Finalidade / 5. Detalhamento de um dos elementos
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