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Por CamiEuzebio
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O filme “A menina que roubava livros” ocorre na segunda guerra mundial, sendo a Liesel, personagem principal, onde em uma época em que os livros eram queimados na Alemanha, ela mesmo não sabendo ler roubava-os como forma de apego para lembrar do seu passado. É notório que em uma época tão conturbada os livros ajudaram no seu aprendizado e também foi uma forma de refúgio mental.
Entretanto, na saga “Harry Potter”, uma das personagens principais é a Hermione Granger, conhecida por sua inteligência ao decorrer dos filmes, mas algo muito notado na trama é como ela sempre está lendo livros e utilizando eles como uma forma de refúgio mental, pois ela é considerada diferente na escola e sofre bullying por ser filha de não-bruxos.
Atualmente no Brasil, existem diversas crianças e adolescentes com problemas como aprendizagem precária e situação de vida deprimentes. Em vista dos fatos, a leitura pode auxiliar no aprendizado, fazer com que a infância seja menos dolorosa utilizando a literatura como refugio mental em meio ao caos e também ajudar o jovem a desenvolver um senso crítico e achar uma saída em meio aos problemas, assim como as personagens citadas.
Em suma, é possível concluir que a leitura é excepcional estar presente no desenvolvimento do indivíduo. Relembrando a Constituição Federal de 1988, o lazer e educação é um direito da população, portanto, a leitura se encaixa nos dois fatores. Em virtude dos fatos, o Governo Federal, com a participação do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, deveria introduzir a leitura na vida dos jovens através de melhorias em bibliotecas públicas, projetos escolares com intuito de introduzir a leitura desde cedo na vida das crianças e feiras de literárias em locais mais afastados dos centros urbanos, para que assim, o conhecimento possa chegar a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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