A princípio, cabe ressaltar que a negligência estatal proporciona um terreno fértil para a evolução da ausência literária na federação brasileira. De acordo com Thomas Hobbes, é dever do Estado promover meios que auxiliam o progresso de toda coletividade. Todavia, essa assertiva não se enfatiza no corpo social, haja vista que o poder público tem falhado em disponibilizar ferramentas essenciais para garantir a leitura no tupiniquim. Em consonância com a situação brasileira o filósofo Platão afirma que os indivíduos que não possuem senso crítico perante a uma situação da realidade estão presos em um buraco-soturno no qual apenas sombras do mundo real são visíveis. Logo, enquanto essa inércia governamental prevalecer, o seio social, não poderá usufruir do desenvolvimento apontado por Hobbes.
Outrossim, percebe-se que a manipulação midiática aprofunda a escassez de caminhos para propagar a literatura como princípio na formação de valores sociais. Segundo John Locke, pai do liberalismo, o ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por suas experiências e influências. Inquestionavelmente, observa-se que a internet tem influenciado o brasileiro a não ter o hábito da leitura, dado que se tem livros esse meio virtual o induz a assistir filmes, consequentemente o cidadão fica aprisionado as redes sociais e assim não adquire conhecimento algum sobre a literacia. Portanto, é crucial erradicar esse estímulo incorreto da mídia sobre o ser humano.
Sendo assim, com o propósito de garantir o ádito ao mundo literário a população. É imprescindível que o poder legislativo, responsável por elaborar leis no país, crie projetos que visem ampliar o acesso e estimular a leitura em todo país, de modo que alcance todos e garanta o conhecimento através dos livros, por meio de propagandas publicitárias e palestra escolares com a finalidade de formar cidadãos dotados de valores sociais obtidos por via dos livros. Em suma, a cidadania de fato seria garantido a comunidade brasileira como declarado por Gilberto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada