Sob essa ótica, primeiramente, vê-se que os antigos pensamentos da sociedade cooperam para esse problema. Nessa lógica, o filme de animação “Detona Ralph”, disponível em diversas plataformas de “streaming”, mostra o quão grande é o interesse dos jovens por eletrônicos ao retratar os salões de jogos lotados por esses indivíduos. Essas cenas, ainda que pertencentes a uma brilhante animação, sustentam a ideia errônea de que as tecnologias em meio a crianças e adolescentes só atendem fins recreativos, dificultando, assim, que os adultos considerem possível investir em tecnologias para o ensino deles. Assim, enquanto a noção da tecnologia permanecer limitada ao lazer, seu papel educacional não será cumprido.
Ademais fica evidente que a disparidade social potencializa essa problemática. Nesse viés, no documentário “Pro dia nascer feliz”, disponível no “YouTube”, relatos de estudantes e filmagens de escolas de todo o Brasil destacaram a grande desigualdade existente entre esses espaços. Tal desigualdade é gritante no que se refere ao acesso à tecnologia em escolas, porquanto muitas delas não dispõem de recursos (conexão à internet e máquinas) que o viabilizem. Dessa forma, é imperioso que medidas sejam tomadas a fim de que todos os locais de ensino possam contar com o apoio da tecnologia.
Portanto, esse problema urge uma intervenção. Posto isso, o Ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve conscientizar a sociedade acerca dos benefícios de se utilizar tecnologias educacionais no ensino de crianças e adolescentes, mediante a realização de palestras– presenciais ou digitais–, colaborando para a desconstrução da noção da tecnologia como recurso puramente lúdico. Paralelamente, o Estado deve subsidiar a compra de aparelhos eletrônicos em massa e distribuí-los nas instituições de ensino carentes do país. Assim, espera-se que o papel da tecnologia na educação dos jovens seja cumprido, revolucionando os métodos de aprendizagem do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.