Em primeiro lugar, destaca-se a falta de preparação para a ocupação de cargos públicos, pois as esferas dos poderes são eleitas pela ideologia não pela capacitação. Isso acontece, segundo o sociólogo Max Weber, porque o poder ideológico concede a dominação a partir do discurso de ideais políticos de um grupo. Nesse contexto, eleger um indivíduo pela ideologia exerde os limites da Democracia, dado que o mesmo governará apenas para um grupo excluindo os princípios das minorias. Logo, essa representação antidemocrática gera desigualdade social.
Ademais, ressalta-se a ineficiência da legislação, em virtude da possibilidade de candidaturas de pessoas com pendências jurídicas. Embora a Lei "Ficha Limpa" proíba que condenadas concorram as eleições, ela não impede que investigados participem da designação social. Nesse viés, os cidadãos não são representados pelo Estado, em razão de indivíduos conquistarem posições de representação racional da nação não tenham comprovação de que seguem as normas da sociedade. Assim, faz-se essencial uma emenda Constitucional para impedir a candidatura e o exercício do ofício público daqueles que estejam sendo investigados.
Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para o problema discorrido. Nesse âmbito, urge que o Estado brasileiro invista na educação política de crianças e adolescentes, por meio de oficinas escolares, a fim de criar adultos conscientes da importância da participação dos civis na política do país. Isso pode ser feito a partir de debates e projetos entre alunos e professores sobre a comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, casos como a narrativa da obra "1984" de George Orwell serão evitados na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.