A atuação dos meios de comunicação exerce grande influência nesse processo como em filmes e programas de televisão, no filme As Patricinhas de Beverly Hills mostra como o consumismo era considerado uma forma de solução para os problemas e status social criando expectativas irrealistas e alimentando o ciclo do consumismo.
No Brasil, o papel da mídia é evidente em alguns eventos. Por exemplo, a popularidade das redes sociais trouxe uma nova forma de consumo, influenciada pelos influenciadores digitais e suas colaborações com as marcas, como o caso Virginia Fonseca que lançou uma base com o um valor considerado alto demais para um item nacional. Essas relações de negócios costumam não ser transparente, levando a produtos e estilos de vida excessivamente idealizados.
A partir das evidências apresentadas, torna-se evidente que o consumismo desenfreado impulsionado pelos meios de comunicação não é a verdadeira fonte de felicidade. É essencial que o governo responsável pelo bem-estar social entre com programas que ajudem a aumentar o consumo consciente e a sociedade questione e reavalie seus valores, buscando uma conscientização mais profunda sobre a conexão entre o consumismo e a autêntica felicidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada