A atuação dos meios de comunicação exerce grande influência nesse processo, promovendo um ciclo vicioso de consumo desenfreado, que muitas vezes não se traduz em satisfação genuína. Programas de televisão e influenciadores digitais apresentam estilos de vida aparentemente perfeitos, repletos de bens materiais, criando expectativas irreais e alimentando o ciclo do consumismo.
No Brasil, o papel da mídia é evidente em alguns eventos. Por exemplo, a popularidade das redes sociais trouxe uma nova forma de consumo, influenciada pelos influenciadores digitais e suas colaborações com as marcas. Essas relações de negócios costumam não ser transparente, levando a produtos e estilos de vida excessivamente idealizados.
Diante desses fatos, fica claro que o consumismo exacerbado incentivado pela mídia não é a verdadeira fonte da felicidade. A sociedade precisa questionar e repensar seus valores, buscando uma maior conscientização sobre a relação entre consumismo e a verdadeira felicidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada