Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62741
No livro "1984" de George Orwell, é retratado Winston Smith como um civil que revolta-se contra o Grande Irmão, por usar a mídia para gloriar a imagem do Estado, a fim de encobrir a corrupção. Paralelo a obra, na contemporaneidade brasileira, a eleição de representantes públicos acontece a partir de campanhas que glorifica-os como salvadores da pátria, nota-se, pois, a deficiência da política no país. Visto que, tal fato permite que gestores despreparados ocupem o cargo e evidência a fragilidade da legislação vigente.

Em primeiro lugar, destaca-se a falta de preparação para a ocupação de cargos públicos, pois as esferas dos poderes são eleitas pela ideologia não pela capacitação. Isso acontece, segundo o sociólogo Max Weber, porque o poder ideológico concede a dominação a partir do discurso de ideais políticos de um grupo. Nesse contexto, eleger um indivíduo pela ideologia exerde os limites da Democracia, dado que o mesmo governará apenas para um grupo excluindo os princípios das minorias. Logo, essa representação antidemocrática gera desigualdade social.

Ademais, ressalta-se a ineficiência da legislação, em virtude da possibilidade de candidaturas de pessoas com pendências jurídicas. Embora a Lei "Ficha Limpa" proíba que condenadas concorram as eleições, ela não impede que investigados participem da designação social. Nesse viés, os cidadãos não são representados pelo Estado, em razão de indivíduos conquistarem posições de representação racional da nação não tenham comprovação de que seguem as normas da sociedade. Assim, faz-se essencial uma emenda Constitucional para impedir a candidatura e o exercício do ofício público daqueles que estejam sendo investigados.

Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para o problema discorrido. Nesse âmbito, urge que o Estado brasileiro invista na educação política de crianças e adolescentes, por meio de oficinas escolares, a fim de criar adultos conscientes da importância da participação dos civis na política do país. Isso pode ser feito a partir de debates e projetos entre alunos e professores sobre a comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, casos como a narrativa da obra "1984" de George Orwell serão evitados na sociedade brasileira.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62742
@jherodrigues, @Flaviaa, @Ashiley, quando você tiverem um tempo podem corrigir a minha redação? :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62816
@AnnaJuliaJu, pode corrigir?

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62832
@rodrigo3, eu gostei muita da forma que você corrigiu algumas redações e acredito que as meninas que eu marquei estão sem tempo. Então, você poderia dar uma olhada? Fico grata deste de já. :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Por rodrigo3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62833
3m1ly escreveu:@rodrigo3, eu gostei muita da forma que você corrigiu algumas redações e acredito que as meninas que eu marquei estão sem tempo. Então, você poderia dar uma olhada? Fico grata deste de já. :D
Claro que posso! :D
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62835
rodrigo3 escreveu:
3m1ly escreveu:@rodrigo3, eu gostei muita da forma que você corrigiu algumas redações e acredito que as meninas que eu marquei estão sem tempo. Então, você poderia dar uma olhada? Fico grata deste de já. :D
Claro que posso! :D
Grata estou :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Por rodrigo3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62847
Olá, @3m1ly! Está pronta? Ótimo! Vamos à correção!
Obs.: não sou profissional, então, posso cometer erros, assim como qualquer um. De toda forma, o meu único intuito é ajudar. Espero que goste da correção.

Legenda:
A1, A2 (defesa da tese) e retomadas
Muito bem!
Poderia melhorar
Erro
Repetição/Desnecessário
Operadores e conectivos
Elementos da proposta
Repertório
Confuso

No livro "1984" de George Orwell, é retratado Winston Smith como um civil que revolta-se contra o Grande Irmão, por usar a mídia para gloriar a imagem do Estado, a fim de encobrir a corrupção. Paralelo a obra (C1, desvios - concordância nominal e crase; correto: Paralela <eleição> à obra (retomada), na contemporaneidade brasileira, a eleição de representantes públicos acontece a partir de campanhas que glorifica-os (C1, desvio - concordância nominal; correto: ...glorificam-os <campanhas>) como salvadores da pátria¹, nota-se, pois (retomada/consequência), a deficiência da política no país. ¹Visto que (continuação), tal fato permite que gestores despreparados ocupem o cargo e evidência (C1, desvio - estrutura de oração; correto: evidencia) a fragilidade da legislação vigente.

Comentários:
- A sua introdução está legal e a sua tese está clara - o que muitos redatores acabam esquecendo de especificar. Entretanto, atente-se aos comentários legendados e, também, a este:
- ¹ Nesse caso, eu recomendaria o uso do ponto de continuação e, após isso, a vírgula ao invés do colocado. Ficaria assim: "...como salvadores da pátria. Nota-se, pois, a deficiência da política no país, visto que, tal fato...". Lembre-se: não pontuei como desvio, justamente por não estar, tecnicamente, errado, mas, atente-se, também, à fluidez, que está reduzida na sua construção.

¹Em primeiro lugar (C4, conectivo desconsiderado) , destaca-se a falta de preparação para a ocupação de cargos públicos (retomada do A1 antecipado - OK), pois as esferas dos poderes são eleitas pela ideologia não pela capacitação (C1, desvio - falta de conectivo; correto: ...pela ideologia e não pela capacitação. Isso acontece (retomada/chamada), segundo o sociólogo Max Weber, porque o poder ideológico concede a dominação a partir do discurso de ideais políticos de um grupo. Nesse contexto (retomada/produção do repertório), eleger um indivíduo pela ideologia exerde (C1, desvio - estrutura verbal; correto: excede) os limites da Democracia (C1, desvio - letra maiúscula para substantivo comum; correto: ...democracia), dado que o mesmo governará apenas para um grupo excluindo (C1, desvio - uso de vírgula; correto: ...para um grupo, excluindo...) ²os princípios das minorias. Logo (retomada/conclusão), essa representação antidemocrática gera desigualdade social (antecipação do problema da proposta - OK) .

Comentários:
- Bom desenvolvimento! O seu repertório encaixou bem com o que desejava passar ao leitor, porém, um pouco mais de argumentação cairia bem e acrescentaria na sua C3! Atente-se aos comentários legendados e, também, a estes:
- ¹ Cuidado! Os critérios do ENEM, agora, desconsideram operadores inter de iniciação, como "em primeiro lugar" ou "em primeiro plano". Lembre-se: para validar a sua C4, é preciso utilizar conectivos que, de fato, conectem. Sugestões: "Nesse viés", "Nessa perspectiva"...
- ² Quais princípios? Que minorias? Essa desigualdade está baseada em quê? Discorra e exemplifique! O corretor não consegue ler a sua mente (kkkkk, é sério, cuidado). :ugeek:


Ademais (retomada/adição), ressalta-se a ineficiência da legislação (retomada do A2 antecipado - OK), em virtude da possibilidade de candidaturas de pessoas com pendências jurídicas. ¹Embora a Lei "Ficha Limpa" proíba que condenadas concorram as eleições, ela não impede que investigados participem da designação social. Nesse viés (retomada/produção do repertório), os cidadãos não são representados pelo Estado, em razão de indivíduos conquistarem posições de representação racional da nação não tenham comprovação de que seguem as normas da sociedade. Assim (retomada/conclusão), faz-se essencial uma emenda Constitucional para impedir a candidatura e o exercício do ofício público daqueles que estejam sendo investigados. (antecipação da proposta - OK)

Comentários:
- O seu desenvolvimento 2 está mediano. O repertório utilizado é interessante, porém a argumentação que vem após está um pouco confusa. Reveja se, realmente, o que desejava passar para o leitor está claro em seu texto. Atente-se aos comentários legendados e a este:
- ¹ Utilize conectivos de ligação entre a retomada e o repertório a ser desenvolvido!


Depreende-se, portanto (retomada/conclusão), que medidas sejam tomadas para o problema discorrido (retomada da problemática). Nesse âmbito (retomada/continuação), urge que o Estado brasileiro (AGENTE) invista na educação política de crianças e adolescentes (AÇÃO), por meio de oficinas escolares (MODO/MEIO), a fim de criar adultos conscientes da importância da participação dos civis na política do país (FINALIDADE). Isso pode ser feito a partir de debates e projetos entre alunos e professores sobre a comunidade em que estão inseridos (DETALHAMENTO DA AÇÃO PELO MEIO). Dessa forma (retomada/finalização), casos como a narrativa da obra "1984" de George Orwell serão evitados na sociedade brasileira. (comprovação do plano de texto - OK)

Comentários:
- Conclusão bala! Agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento? Check! Eu ouvi 200 pontos? :lol:


Avaliação final:

A sua redação está ótima! O seu domínio em relação à estrutura é notório e isso me deixa muito feliz! Atente-se aos desvios que mencionei e, também, aos meus comentários, que, acredito eu, podem te ajudar. Dê, por obséquio, uma atenção especial ao uso assertivo de conectivos, aos erros de concordância nominal e alguns outros deslizes na tenebrosa C1. Sucesso, m1ly! :D

C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62848
@rodrigo3, Muito obrigado, vou me atentar mais as esses desvios ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Por rodrigo3
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62850
3m1ly escreveu:@rodrigo3, Muito obrigado, vou me atentar mais as esses desvios ;)
Por nada! Espero que dê tudo certo! :mrgreen:
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#62974
Opa, @3m1ly, desculpe a demora! Como já houve uma correção bem detalhada, a minha fica para a próxima, pode ser? ;) :)

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
120 Exibições
por Ralph
0 Respostas 
149 Exibições
por Tayverson
0 Respostas 
112 Exibições
por drya
0 Respostas 
147 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
115 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
41 Exibições
por Marcelo123
4 Respostas 
445 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
211 Exibições
por giezg
0 Respostas 
8809 Exibições
por Carol1234
0 Respostas 
3730 Exibições
por Anna882939b
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional &quot;Segu[…]

A série brasileira &quot;bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM