Avatar do usuário
Por spillerm
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#60933
Com o aumento da frota de veículos no Brasil, o congestionamento no trânsito se torna cada vez mais agravante. O incentivo governamental ao aumento da venda de carros, motos e a ineficiência ao estímulo do uso de meios de transporte coletivos ou sustentáveis trazem a problemática em questão.
No estado de Santa Catarina há uma tradição de ir pedalando para o trabalho nas fábricas de algumas cidades. Entretanto, no conjunto do país, os números de ciclistas são comparáveis à grande massa de usuários de carros, motos e transportes públicos movidos à combustível fóssil. Ademais, o Brasil ocupa a 4⁰ posição mundial de mortes no trânsito devido à falta de ciclovias e ciclofaixas suficientes para a locomoção. Em virtude disso, ainda há uma grande parcela de pessoas que sobreviveram com sequelas nos acidentes, gerando desestabilização familiar e custos para o sistema de saúde público e previdência social.
Somado a isso, o investimento insuficiente no aumento da eficiência do transporte público se deve ao fato de haver um maior expressivo do incentivo dos automóveis individuais. A gestão pública prioriza o uso deles por vislumbrar o progresso e a ascensão social. Além disso, o deslocamento de porta a porta com o automóvel particular sobrepõe o conforte e a comodidade - inibidores da mudança do comportamento para a adoção de meios de mobilidade públicos ou ecológicos.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para superar o impasse atual. Para melhorar a mobilidade urbana, urge que os governantes ampliem a rede pública se transportes e a implantação de ciclovias e ciclofaixas nas metrópoles nacionais. Outrossim, de modo a reduzir o congestionamento e trazer benefícios à saúde pública, faz-se necessário que os ambientalistas, com o auxílio da mídia, estimulem através de campanhas o uso de veículos coletivos ou alternativos - como ônibus e bicicletas pela população, pois, assim, será possível minorar os desafios do tráfego brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por camis23
#61045
@spillerm, olá, bom-dia, irei corrigir sua redação.

Com o aumento da frota de veículos no Brasil, o congestionamento no trânsito se torna cada vez mais agravante. O incentivo governamental ao aumento da venda de carros, motos e a ineficiência ao estímulo do uso de meios de transporte coletivos ou sustentáveis trazem a problemática em questão.(Não existe, em hipótese alguma, uma introdução com apenas 2 linhas. Isso é extremamente destoante de toda a estrutura redacional. Primeiro, insira um repertório, em seguida, trace o paralelo entre o repertório e a atualidade, e por fim, escreva sua tese. Você escreveu a tese, mas somente ela é incabível)

No estado de Santa Catarina há uma tradição de ir pedalando para o trabalho nas fábricas de algumas cidades(Você não pode iniciar seu parágrafo com a inserção de uma frase solta, de um fato disperso. Introduza o conector, e em seguida, indique o primeiro fator que fomenta a problemática - aquela que você evidenciou na tese no primeiro parágrafo - para que discuta depois). Entretanto, no conjunto do país, os números de ciclistas são comparáveis à grande massa de usuários de carros, motos e transportes públicos movidos à combustível fóssil. Ademais, o Brasil ocupa a 4⁰ posição mundial de mortes no trânsito devido à falta de ciclovias e ciclofaixas suficientes para a locomoção. Em virtude disso, ainda há uma grande parcela de pessoas que sobreviveram com sequelas nos acidentes, gerando desestabilização familiar e custos para o sistema de saúde público e previdência social.(Isso não tem nenhuma conexão com o que você mostrou na tese, e muito menos, com os dados que você inseriu anteriormente no seu parágrafo. Atente-se ao fato de que o 2 e o 3 parágrafo do texto são reservados à argumentação. Mostre os impactos e porque há esses impactos em torno da problemática. Não se detenha a pôr vários dados e estatísticas que, aparentemente, vão trazer visibilidade ao seu texto, porque vão apenas o tornar prolixo)

Somado a isso, o investimento insuficiente no aumento da eficiência do transporte público se deve ao fato de haver um maior expressivo do incentivo aos automóveis individuais. A gestão pública prioriza o uso deles por vislumbrar o progresso e a ascensão social(Mais uma frase solta. Não inicie novo período, integre a frase a sua discussão, de forma contínua). Além disso, o deslocamento de porta a porta com o automóvel particular sobrepõe o conforto e a comodidade - inibidores da mudança do comportamento para a adoção de meios de mobilidade públicos ou ecológicos.(Olha, como disse anteriormente, os parágrafos 2 e 3 não são direcionados à inserção de fatos, de forma aleatória. Eles precisam ser desenvolvidos com base nos fatores que você explicitou na tese. Não torne seu texto em uma produção expositiva. Faça conexões, se questione o que realmente viabiliza a ocorrência dos imbróglios que rodeiam a mobilidade urbana)

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para superar o impasse atual(Construção desnecessária. Invista na intervenção em si, seja direta ao ponto). Para melhorar a mobilidade urbana(Insira o conector), urge que os governantes ampliem a rede pública de transportes e a implantação de ciclovias e ciclofaixas nas metrópoles nacionais. Outrossim, de modo a reduzir o congestionamento e trazer benefícios à saúde pública, faz-se necessário que os ambientalistas, com o auxílio da mídia, estimulem, por meio de campanhas, o uso de veículos coletivos ou alternativos - como ônibus e bicicletas - pela população, pois, assim, será possível minorar os desafios do tráfego brasileiro.(A sua intervenção apresenta dois agentes, mas não há muito detalhamento, o que prejudica sua pontuação na competência 5. Ao fim da produção, insira a conclusão, fazendo retomada com o repertório que você inseriu na introdução, permitindo um contraponto)

COMENTÁRIO: A sua intervenção foi promissora. Mas, o restante do texto difere bastante da estrutura dissertativa-argumentativa. Leia redações modelo, se atente aos desvios gramaticais, revise seu texto sempre que finaliza-lo, aprofunde a discussão, diversifique o uso de conectores e os insira quando for apropriado. Estude a fundo os aspectos que regem a produção textual.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
135 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
141 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
154 Exibições
por Aurx
0 Respostas 
100 Exibições
por Julie123
OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
por Vivianolix    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Vivianolix
0 Respostas 
68 Exibições
por denilson1346
1 Respostas 
97 Exibições
por nayzbrrs
0 Respostas 
98 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
66 Exibições
por Izabelly123

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM