Nessa perspectiva, de acordo com Helena Nader - socióloga brasileira - enquanto o Brasil não enxergar que ciência e tecnologia são investimentos, não vai ocorrer progresso. A fala de Nader expressa a ideia do que muitas pessoas pensam a respeito da aplicação de capital em ciência e inovações, entretanto, a sua falta, pode ocasionar em um colapso não somente na saúde, mas em diversas outras áreas. Juntamente a este fator, é visível que o Brasil em questão, possui uma economia quebrada, devida a grande corrupção, o que acaba efetivando com que setores como ciência e tecnologia fiquem em 2° plano, por consequência de priorizarem áreas de maiores importâncias como educação, segurança e saúde. Desta maneira, para que ocorra o progresso que Nader fala, é preciso maior investimentos nessas áreas, buscando deste modo, evitar complicações futuras.
Consequentemente à falta de investimentos, é visível que o alcance dessas ciências e tecnologias ainda não são totalmente democratizados, o que acaba elevando os índices de desigualdade social. De acordo com Paulo Gala - ecônomo e professor - ciência, tecnologia e baixa desigualdade caminham juntos. Em outras palavras Gala fala que, países que possuem grande desenvolvimento e investimento em ciência e tecnologia são consequentemente menos desiguais. Portanto, essa questão social urge ser solucionada, em razão de evitar uma sociedade totalmente díspar.
Conclui-se que, é mister a resolução dos problemas apresentados por parte do Estado, buscando assim, amenizar o quadro em que se encontra o país. Nesse sentido é concernente ao governo, a criação de projetos de incentivo ao investimento em ciência e tecnologia por parte das empresas privadas. Essas propagandas se dariam por intermédio das mídias televisivas e sociais, incentivando essas empresas ao investimento em pesquisas cientificas e inovações, cujo efeito, seria o alcance em massa à população empreendedora, ocasionando desta maneira, um aumento no número de investidores e por consequência queda nos índices de desigualdade social e maior desenvolvimento dessas pesquisas . Conquistando assim com o passar do tempo, uma sociedade mais moderna e bem desenvolvida a respeito do conhecimento e do uso da ciência e tecnologia, em analogia com a do filme "Star Wars".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.