Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#60794
A franquia estadunidense de filmes "Star Wars", retrata uma sociedade moderna e bem desenvolvida no quesito ciência e tecnologia, seu enredo gira em torna da história de Luke Skywalker que em um dos filmes acaba perdendo um de seus braços após uma luta contra Darth Vader - principal vilão da trama. Em razão desse acontecimento, ele acaba recebendo um membro funcional totalmente mecânico idêntico ao seu braço. Em consonância com a realidade de Skywalker, a ciência e de extrema importância para a sociedade, pois, pode promover avanços em áreas ligadas ao ambiente de trabalho, vida social e saúde. Entretanto, ela ainda sofre com a ausência de investimentos em pesquisas e ao seu curto alcance e dificuldade de acesso das massas. Nessa circunstância, é essencial que essas problemáticas sejam solucionadas, de modo que tais paradigmas não sejam mais um problema para a sociedade contemporânea.
Nessa perspectiva, de acordo com Helena Nader - socióloga brasileira - enquanto o Brasil não enxergar que ciência e tecnologia são investimentos, não vai ocorrer progresso. A fala de Nader expressa a ideia do que muitas pessoas pensam a respeito da aplicação de capital em ciência e inovações, entretanto, a sua falta, pode ocasionar em um colapso não somente na saúde, mas em diversas outras áreas. Juntamente a este fator, é visível que o Brasil em questão, possui uma economia quebrada, devida a grande corrupção, o que acaba efetivando com que setores como ciência e tecnologia fiquem em 2° plano, por consequência de priorizarem áreas de maiores importâncias como educação, segurança e saúde. Desta maneira, para que ocorra o progresso que Nader fala, é preciso maior investimentos nessas áreas, buscando deste modo, evitar complicações futuras.
Consequentemente à falta de investimentos, é visível que o alcance dessas ciências e tecnologias ainda não são totalmente democratizados, o que acaba elevando os índices de desigualdade social. De acordo com Paulo Gala - ecônomo e professor - ciência, tecnologia e baixa desigualdade caminham juntos. Em outras palavras Gala fala que, países que possuem grande desenvolvimento e investimento em ciência e tecnologia são consequentemente menos desiguais. Portanto, essa questão social urge ser solucionada, em razão de evitar uma sociedade totalmente díspar.
Conclui-se que, é mister a resolução dos problemas apresentados por parte do Estado, buscando assim, amenizar o quadro em que se encontra o país. Nesse sentido é concernente ao governo, a criação de projetos de incentivo ao investimento em ciência e tecnologia por parte das empresas privadas. Essas propagandas se dariam por intermédio das mídias televisivas e sociais, incentivando essas empresas ao investimento em pesquisas cientificas e inovações, cujo efeito, seria o alcance em massa à população empreendedora, ocasionando desta maneira, um aumento no número de investidores e por consequência queda nos índices de desigualdade social e maior desenvolvimento dessas pesquisas . Conquistando assim com o passar do tempo, uma sociedade mais moderna e bem desenvolvida a respeito do conhecimento e do uso da ciência e tecnologia, em analogia com a do filme "Star Wars".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por camis23
#60833
@incrlx, irei corrigir sua redação, ok?!

A franquia estadunidense de filmes "Star Wars", retrata uma sociedade moderna e bem desenvolvida no quesito ciência e tecnologia, e seu enredo gira em torna da história de Luke Skywalker que em um dos filmes acaba perdendo um de seus braços após uma luta contra Darth Vader - principal vilão da trama. Em razão desse acontecimento, ele acaba recebendo um membro funcional totalmente mecânico idêntico ao seu braço. Em consonância com a realidade de Skywalker, a ciência é de extrema importância para a sociedade, pois pode promover avanços em áreas ligadas ao ambiente de trabalho, vida social e saúde. Entretanto, ela ainda sofre com a ausência de investimentos em pesquisas e ao seu curto alcance e dificuldade de acesso por parte das massas. Nessa circunstância, é essencial que essas problemáticas sejam solucionadas, de modo que tais paradigmas não sejam mais um problema para a sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, de acordo com Helena Nader - socióloga brasileira - enquanto o Brasil não enxergar que ciência e tecnologia são investimentos, não vai ocorrer progresso. A fala de Nader (insira um conector ao introduzir o período, como "consoante esse pensamento") expressa a ideia do que muitas pessoas pensam a respeito da aplicação de capital em ciência e inovações, entretanto, a sua falta, pode ocasionar um colapso não somente na saúde, mas em diversas outras áreas. Juntamente a esse fator, é visível que o Brasil em questão, possui uma economia quebrada, devida a grande corrupção, o que acaba efetivando que setores como ciência e tecnologia fiquem em 2° plano, por consequência de priorizarem áreas de maiores importâncias como educação, segurança e saúde. Desta maneira, para que ocorra o progresso que Nader fala, é preciso maior investimentos nessas áreas, buscando deste modo, evitar complicações futuras. (Nesse parágrafo, você realmente buscar discutir a problemática que rodeia a temática em si. Porém, acaba se tornando um pouco prolixo no fim e isso compromete sua argumentação)

Consequentemente à falta de investimentos, é visível que o alcance dessas ciências e tecnologias ainda não são totalmente democratizados, o que resulta em elevados índices de desigualdade social. De acordo com Paulo Gala - ecônomo e professor - ciência, tecnologia e baixa desigualdade caminham juntos. Em outras palavras, Gala fala que países que possuem grande desenvolvimento e investimento em ciência e tecnologia são consequentemente menos desiguais. Portanto, essa questão social urge ser solucionada, em razão de evitar uma sociedade totalmente díspar. (Nesse parágrafo, você já insere uma discussão mais relevante, sendo mais pertinente ao que você utilizou como repertório, mas seria melhor se aprofundasse mais)

Conclui-se que, é mister a resolução dos problemas apresentados por parte do Estado, buscando assim, amenizar o quadro em que se encontra o país. Nesse sentido é concernente ao Governo, a criação de projetos de incentivo ao investimento em ciência e tecnologia por parte das empresas privadas. Essas propagandas se dariam por intermédio das mídias televisivas e sociais, incentivando essas empresas ao investimento em pesquisas cientificas e inovações, cujo efeito, seria o alcance em massa à população empreendedora, ocasionando desta maneira, um aumento no número de investidores e por consequência queda nos índices de desigualdade social e maior desenvolvimento dessas pesquisas . Conquistando assim com o passar do tempo, uma sociedade mais moderna e bem desenvolvida a respeito do conhecimento e do uso da ciência e tecnologia, em analogia com a do filme "Star Wars". (As palavras que eu destaquei no texto, configuram um caso de Gerundismo, o que é extremamente prejudicial ao seu texto por ser um vício recorrente da oralidade, fazendo sua nota na competência 1 cair acentuadamente. Além disso, nesse parágrafo de intervenção, você detalhou bem o agente que utilizou, então, nesse caso, você pode fazer uso de apenas 1. Mas LEMBRE-SE se for utilizar apenas 1, seja detalhado, claro, eficaz e sucinto )

COMENTÁRIO:O seu texto tem o diferencial de que você tenta aprofundar a discussão nos desenvolvimentos 1 e 2, e isso pode te destacar frente aos demais concorrentes, pois a competência 3 é a mais difícil de se alcançar os 200 pontos, perdendo apenas para a competência 1 para algumas pessoas. Faz uso diversificado dos conectores, usa repertórios, detalha a intervenção e faz a retomada da introdução na última frase do último parágrafo. Só aprofunde a argumentação.

O Brasil se encontra nesse quadro vergonhoso, merg[…]

Flaviaa 3m1ly Andree algum de vcs pode corri[…]

Política é um sistema que visa mante[…]

[quote="Alerrandro"][mention]AMANDA95[/m[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM