Por xxvitoria
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56957
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. De acordo com a problemática sobre os Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil, nota-se que tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, de modo que há certa dificuldade para haver a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essas dificuldades que os surdos enfrentam em sua formação. Nesse sentido, as pessoas com deficiência auditiva, não conseguem se comunicar, devido à falta de conhecimento da população geral sobre as Libras. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a educação.

Ademais, é fundamental apontar a falta de preparo dos professores como impulsionador deste problema no Brasil. Segundo o grande Líder Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Diante de tal exposto, fornecer uma formação onde não há preparo para lidar com pessoas que possuem deficiência auditiva, acarretará em dificuldades de aprendizado que trarão consequências para esta população futuramente, como a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação forneça aos professores formações online ou presencialmente sobre as Libras e métodos de ensino, para que estes tenham o conhecimento para ensinar pessoas com deficiência auditiva da maneira correta, com a finalidade de fornecer uma educação mais inclusiva para todos. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por jhonas
0 Respostas 
96 Exibições
por Erickbx
1 Respostas 
201 Exibições
por Jact769q7a
0 Respostas 
68 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
207 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
98 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
224 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
47 Exibições
por Th4isxz
0 Respostas 
78 Exibições
por deborasb
6 Respostas 
241 Exibições
por Felipe082

Um levantamento feito no Brasil pelo Futuro da Sa&[…]

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM