Primordialmente, é preciso retomar a negligência estatal presente em relação à dificuldade na formação dos surdos no Brasil. Sob esse viés, pode se citar o filósofo, Thomas Hobbes, o qual diz que a função do Estado é garantir a paz entre os habitantes, no entanto, não se vê tal garanta sendo exercida, quando os portados da deficiência não conseguem ter o mesmo desempenho e qualidade de ensino como os que não possuem. Nesse sentido, é notória a urgência em acabar com essa negligência, se não aumentará ainda o desafio na formação dos surdos.
Ademais, deve-se ressaltar a ausência da inclusão da segunda língua brasileira nas disciplinas escolares. Nesse contexto, é possível relacionar tal tese com a novela "Carrosel", quando o personagem Bento, paraplégico, se recusa a frequentar a escola, com medo de não se adaptada para sua deficiência ou não conseguir interagir com seus colegas. Segundo o educador Paulo Freire, - "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades"-, ou seja, se não adicionada a Libras como uma das disciplinas nas instituições de ensino, acaba havendo a exclusão dessas pessoas, podendo ocorrer o mesmo que na telenovela. Desse modo, nota-se, a necessidade em trazer essa segunda língua nos cronogramas escolares.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação tornar a língua de sinais como uma das disciplinas obrigatórias nas instituições de ensino, por meio do desenvolvimento de uma lei, é que ofereça o treinamento e curso gratuito para os interessando em aprender a linguagem para lecionar nessas unidades de ensino, com intuito de acabar com os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.