Observa-se, diante dessa conjuntura que a ausência de inclusão social é uma das principais causas para as dificuldades na formação de pessoas surdas, visto que a grande maioria sofre preconceito e não consegue se adaptar, já que não se sentem acolhidas no meio Educacional, a situação se torna ainda mais difícil quando ainda se tem a desigualdade e a privação dos direitos dessas pessoas ao acesso de suas vidas sociais. Com isso, é notório destacar que as políticas do país ainda necessitam de melhoramento para que a população seja conscientizada sobre os direitos do cidadãos com deficiência e assim, os mesmos poderão ser incluídos na sociedade brasileira e serão tratados de maneira igualitária.
Outrossim, é preciso analisar a falta de infraestrutura e acessibilidade nas instituições de ensino e seu efeito. Na lei de inclusão da pessoa com deficiência (lei n° 13.146/2015), é mostrado que na prática as escolas públicas não estão adaptadas com espaços de acessibilidade na maioria das vezes não a profissionais especializados para acompanhar o desenvolvimento desses estudantes, ou seja, grande parte das instituições não buscam melhorias para acolher esses indivíduos, gerando a falta de inclusão e também nota-se que não há preocupação por parte dos representantes públicos em criar políticas públicas que realmente sejam eficazes, o que dificulta ainda mais toda a situação. Além disso, outro agravante a falta de políticas educacionais que incentivem a formação profissional de pessoas para trabalhar no atendimento dos Estudantes com deficiência, estes fatores contribuem para que os estudantes com deficiência não sejam acolhidos da forma correta dos meios educacionais, o que acaba prejudicando-os no processo de inclusão.
Portanto, cabelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação adquirir verbas, não só para melhorar a infraestrutura das instituições de ensino, mas também buscar recursos que Tragam melhor formação aos professores, equipamentos adaptados aos alunos, um material didático acessível, um método qualificado de ensino, treinamento básico para o corpo do acento lidar com alunos de deficientes e intérprete de libras para que o aluno possa ser entendido incluído no ambiente escolar ponto final essas mudanças têm por objetivo propor uma qualidade de ensino melhor para que essas pessoas se sintam abraçadas tanto no meio escolar quanto na sociedade, fazendo com que assim o tema abordado seja mitigado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.