Sob esse viés, vale destacar o consumo excessivo de comidas industrializados como impulsionador desse impasse. Segundo Dirceu Azevedo, empreendedor de impacto e especialista em modelos de negócio, pelo hábito alimentar errado podemos dizer que o homem também morre pela boca. A partir disso, é inegável que as pessoas criaram um modo alimentício que achou se tornando prejudicial a saúde, pois, dão preferência a comidas do setor industrial, e deixam de lado as que têm mais valor nutricional, como frutas e legumes. Desse modo, fica evidente que a má alimentação ligada ao consumismo exacerbado é um dos principais influenciadores desse problema.
Ademais, segundo o físico e astrônomo, Galileu Galilei, a condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento. Pensando nisso, é fato que ao negligenciar a prática de atividades físicas, o indivíduo está caminhando rumo ao sedentarismo. Muitas pressoas deixam de aderir a esse meio por não terem pré-disposição para tal prática, ou seja, vivem numa zona de conforto sem fazerem muito esforço. E esse cenário se torna cada vez mais preocupante, uma vez que as doenças ligadas a esse mal hábito acabam por desencadear algo mais grave, como por exemplo a arteriosclerose causada por colesterol e outras substâncias.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações para mudar esse contexto. E para isso, é necessário que o Ministério da Saúde, juntamente com o Conselho Nacional de Saúde, façam pôr meio de um programa nacional de combate ao sedentarismo, palestras publicitárias voltadas para pessoas de todas as idades, com intuito de mostrar-lhes os males causados pelo excesso de alimentos provenientes de processos industriais. E também investir na criação de centros públicos como academias, a fim de incentivar a prática de exercícios físicos. Dessa maneira, tais ações podem diminuir consideravelmente o número de indivíduos sedentários e doenças cardiovasculares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.