Dentre as inúmeras atribuições dadas a leitura, podemos citar o estímulo eminente da criatividade. Maya Angelou disse certa vez que qualquer livro que ajude uma criança a formar um hábito de ler, fazendo da leitura uma de suas necessidades, é bom para elas. Sob essa ótica, é notório que jovens que são introduzidos a leitura desde cedo tendem a serem mais criativas, já que através da leitura há a possibilidade do contato com novos horizontes, desenvolvendo estímulos a habilidades essenciais do ser humano, com o aumento da influência digital, o contato com a leitura tem sido diminuído cada vez mais.
Ainda sob essa pauta, é incontestável dizer que, o aumento do vocábulo e da ortografia se dá também através da leitura. Michael de Montaigne, no livro “ensaios”, disse que a leitura servia pra ele em especial para o despertar, para fazer trabalhar seu próprio julgamento, e não sua memória. Nesse sentido, assim como o esporte e a alimentação saudável são importantes, é válido ressaltar que a leitura é um exercício para a mente, e esse hábito melhora a vida das pessoas, principalmente no quesito autoconhecimento. Através de reflexões e questionamentos feitos com base nas histórias dos livros o indivíduo consegue resolver questões interiores e amadurecer de uma forma racional.
Pela observação dos aspectos mencionados, faz-se necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério do Desenvolvimento invista em projetos que visem dar maior viabilidade de acesso aos livros (atuando na construção de bibliotecas e na distribuição de livros em instituições), cabe ainda a família incentivar a introdução a leitura desde cedo. Formando assim uma geração de jovens moldada por meio da leitura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.