Por sunshine
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“A menina que roubava livros”, de Markus Zusak, conta a história de Liesel Meminger, que é uma ladra de livros e vive no contexto da segunda guerra mundial. Sobre esse contexto é de suma importância colocarmos em pauta o poder que é acarretado pela leitura, a transformação. Estimulo da criatividade, aumento do vocábulo e da ortografia, exercícios para a mente, são algumas das habilidades adquiridas através da leitura.

Dentre as inúmeras atribuições dadas a leitura, podemos citar o estímulo eminente da criatividade. Maya Angelou disse certa vez que qualquer livro que ajude uma criança a formar um hábito de ler, fazendo da leitura uma de suas necessidades, é bom para elas. Sob essa ótica, é notório que jovens que são introduzidos a leitura desde cedo tendem a serem mais criativas, já que através da leitura há a possibilidade do contato com novos horizontes, desenvolvendo estímulos a habilidades essenciais do ser humano, com o aumento da influência digital, o contato com a leitura tem sido diminuído cada vez mais.

Ainda sob essa pauta, é incontestável dizer que, o aumento do vocábulo e da ortografia se dá também através da leitura. Michael de Montaigne, no livro “ensaios”, disse que a leitura servia pra ele em especial para o despertar, para fazer trabalhar seu próprio julgamento, e não sua memória. Nesse sentido, assim como o esporte e a alimentação saudável são importantes, é válido ressaltar que a leitura é um exercício para a mente, e esse hábito melhora a vida das pessoas, principalmente no quesito autoconhecimento. Através de reflexões e questionamentos feitos com base nas histórias dos livros o indivíduo consegue resolver questões interiores e amadurecer de uma forma racional.

Pela observação dos aspectos mencionados, faz-se necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério do Desenvolvimento invista em projetos que visem dar maior viabilidade de acesso aos livros (atuando na construção de bibliotecas e na distribuição de livros em instituições), cabe ainda a família incentivar a introdução a leitura desde cedo. Formando assim uma geração de jovens moldada por meio da leitura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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