Por David433
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53940
Observando o cenário segundo dados do IBGE, cerca de 68% da população acima de 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler ou escrever o próprio nome, pois tem muita dificuldade. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.
Os analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho, “a fim de que mais pessoas possam adquirir conhecimento sem precisar passar necessidades financeiras e ter que escolher um em detrimento do outro”
Por outro lado tem pessoas que mesmo estando com esse tipo de dificuldade, conseguem emprego, conseguem ganham algum dinheiro para se sustentar ,ou seja, existe sim as pessoas analfabetas , porém existe as pessoas que tem esse problema e consegue ter uma vida tranquila!
Levando-se em consideração esses aspectos que o Brasil tem um número acima da média de pessoas que é analfabeta, deveriam ter pessoas que ajude os analfabetas, mesmo aqueles que não tem disponibilidade de ir até uma escola onde ensinam a ler ou escrever, ou até mesmo pedirem uma ajuda as seus pais para que eles lhe ensinem em casa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Gabhy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54444
Salve!
Sugiro que você estude sobre como fazer um bom texto e assista as vídeo aulas aqui do app .
@David433 não desista a prática leva à perfeição!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
201 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
163 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
132 Exibições
por Liz167
0 Respostas 
94 Exibições
por Estercostah
O analfabetismo funcional no Brasil
por gabriela1289    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por gabriela1289
0 Respostas 
231 Exibições
por Alxnx
Analfabetismo funcional
por Noelly    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Noelly
0 Respostas 
84 Exibições
por Juliaaag
A Questão do Analfabetismo Funcional no Brasil
por Lyh0610    - In: Outros temas
2 Respostas 
94 Exibições
por Lyh0610
A Questão do Analfabetismo Funcional no Brasil
por Lyh0610    - In: Outros temas
1 Respostas 
70 Exibições
por Lyh0610

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM