Diante desse cenário, é fundamental ressaltar que a negligência familiar prejudica a educação do adolescente. De acordo com a teoria da Tábula Rasa, do empirista John Locke, ‘’O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiência e influências’’. Nesse viés, a ausência do hábito de leitura por parte dos familiares estimula o jovem a não querer buscar conhecimento, assim, entra de encontro com a concepção de Locke, visto que é inaceitável esse costume, por conta que fica propício a ser manipulada por outra pessoa. Assim, tem-se como consequência de se envolver com coisas erradas, por exemplo, a criminalidade.
Ademais, outro fator importante é que abandonar os estudos pode atrapalhar a formação acadêmica. Segundo o poeta chileno Pablo Neruda, ‘’Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências’’. Nesse sentido, alguns indivíduos de renda financeira baixa deixam de estudar para buscar sustento, como, alimentação e pagar aluguel da casa, desse modo, onde há uma concordância com o pensamento de Neruda, dado que acarreta o abandono da escrita e, principalmente, da leitura que na qual é indispensável para valores ético e morais. Por conseguinte, essa pessoa não consegue um trabalho com renda salarial digna por falta da conclusão do ensino.
Torna-se evidente, portanto, que é necessário combater esses impactos na literatura para formação do ser humano. Logo, é de suma importância que o Ministério da Educação – responsável pelo sistema educacional – deve ofertar programas educacionais e renda financeira para estudantes de Colégio Público, por intermédio da organização não governamental, que vão oferecer palestras através de profissionais formados em letras com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura e, essencialmente, dispor livro e dinheiro para esses alunos que necessitam. Dessa forma, a sociedade em conjunto alcançará ‘’A República’’ de Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.