alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, No século 21 observamos
que o problema está além de uma má alimentação, é uma combinação de
comidas ruins para seu organismo mais o fato de as pessoas inventarem
novos jeitos de fazer as coisas com menos esforço causando o
sedentarismo, essa falta de atividade física causa múltiplas consequenciais
ao longo da vida que podem ser letais.
Primeiramente, é necessário pontuar que nunca houve uma pior
época para a alimentação global do que os dias de hoje, onde trabalhamos
a maior parte do dia e quando chegamos em casa estamos muito
cansados para cozinhar, então compramos algum alimento embalado e
colocamos no micro-ondas. Esse hábito que adotamos mostra que
escolhemos o caminho mais fácil e rápido, e a indústria do Fast-Food está
levando a sociedade a níveis alarmantes de obesidade rapidamente.
Em Segundo Lugar, devemos refletir sobre a correlação entre
Obesidade e Sedentarismo. Vários estudos já afirmarão que pessoas
obesas tendem a praticar menos atividades físicas que pessoas dentro de
um IMC (Índice de Massa Corporal) considerado normal, a junção de uma
alimentação de qualidade questionável e a falta de atividade física
costumam a causar diversos problemas como doenças cardíacas,
aumentar a chance de ter câncer, aumentar a chance de um problema
neurológico aparecer, etc...
Finalmente, devemos falar sobre como nós em sociedade podemos
melhorar, a começar, o governo deveria incentivar grupos de todas as
idades a adotar uma alimentação melhor junto a pratica de exercícios
físicos, também poderia aumentar o tempo ou a quantidade de aulas de
Educação Física nas escolas. Além disso, o governo poderia prover mais
maratonas com prêmios aos ganhadores como incentivo para a
participação. Todas essas soluções acima gerariam um impacto melhor
tanto na sociedade atual como em gerações futuras na luta contra o
sedentarismo e suas consequências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.