Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a educação dada pela família é um fator do problema. Na Idade Média, as meninas camponesas, juntamente com a mãe, ficavam cuidando da casa. Da mesma forma, na contemporaneidade, as meninas são ensinadas a cuidarem dos afazeres domésticos, enquanto os meninos ficam isentos dessas tarefas, o que configura uma desvalorização e, assim, urge que as famílias mudem sua postura quanto a isso.
Além disso, outro fator influenciador é a situação de pobreza. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, cerca de 65% dos trabalhos de cuidado, que não são bem remunerados, são realizados por mulheres. Isso ocorre porque o trabalho é, para essas mulheres, a principal estratégia de sobrevivência por mais que não recebam o merecido valor.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o YouTube deve criar uma série de vídeos sobre a dificuldade de enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado, por meio de entrevistas com sociólogos a fim de reverter a discriminação que impera. Paralelamente, é preciso intervir sobre a influência familiar presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.