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Por Anali
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Revogação do Novo Ensino Médio

A obra literária "Homem Invisível" do autor americano Ralph Ellison retrata a história de um jovem universitário negro lutando para sobreviver e ser bem sucedido em uma sociedade que que se recusa a vê-lo como um ser humano e suas necessidades. Nesse sentido, é possível observar que a Reforma do Novo Ensino Médio traz uma situação análoga à do Homem Invisível, uma vez que exclui, não racialmente, mas socialmente, as necessidades da classe mais pobre da população brasileira.
Sob essa ótica, é importante afirmar que mais da metade da nação pertence à classe baixa segundo o IBGE. Essa situação faz com que muitos jovens precisem trabalhar para ajudar com a renda da família enquanto ainda estudam e, em diversas situações, acabam precisando abandonar os estudos. Sendo assim, a Reforma do Novo Ensino Médio, que aumenta a carga horária de estudos, impulsiona ainda mais a necessidade de deixar de estudar para trabalhar.
Ademais, entre especialistas, a preocupação é de que as mudanças potencializem a desigualdade entre escolas públicas e privadas, sendo alguns dos fatores motivadores a falta de infraestrutura necessária e de professores com a formação adequada para ministrar as novas disciplinas.
Sendo assim, a falta de preparação dos professores resulta em uma má qualidade de ensino e até a não-execução das aulas por carência de professores, que vai atingir mais fortemente àquelas escolas mais vulneráveis.
Fica evidente, portanto, que a questão da dificuldade da realização do projeto do Novo Ensino Médio precisa ser resolvida. Para isso, é preciso que se revogue a lei instituída pelo governo de 2017 até a haver um projeto que esteja de acordo com a realidade do nosso país, para que, diferentemente do Homem Invisível, os professores, alunos e suas famílias sejam vistos e tenham suas necessidades atendidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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