Por Julliasil90
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50504
O artigo 5º, da Constituição Federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão sem distinções quaisquer. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito na questão do conhecimento à meios digitais, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na pratica quando se observa o analfabetismo digital, dificultando , deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de incentivo do governo à população, o que dificulta na execução de melhorias para combater a escassez de aprendizado do uso da internet. Tal qual, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ¨contrato social¨, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos seus direitos indispensáveis.
Ademais, é fundamental apontar a carência de aparelhos tecnológicos, como impulsionador do leigo computacional no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 50 milhões de brasileiros vivem na linha da pobreza, pesquisa diz também que o maior índice de pobreza está localizado na Região do Nordeste. Diante de tal exposto, é evidente que boa parte da população não tem condições financeiras para obter alguma ferramenta digital, o que leva a muitos não terem acesso as mesmas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, juntamente com a Secretaria de Educação, por intermédio de palestras em escolas, que proporcione instruções de como usar computadores, celulares e outros meios eletrônicos, além de disso, inserir rede de Wifi gratuito para alunos na carga horaria estudantil, a fim, de melhorar a qualidade de aprendizado, e facilitar a acesso à internet para crianças e jovens com baixa condições de vida. Assim, se consolidará uma sociedade mais mais atualizada e democrática, onde o Estado desempenha corretamente seu ¨contrato social¨, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por pedroGomes
0 Respostas 
90 Exibições
por Daniella2023
0 Respostas 
80 Exibições
por Raekwon1
0 Respostas 
132 Exibições
por Liz167
1 Respostas 
233 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
94 Exibições
por Estercostah
0 Respostas 
154 Exibições
por AlunaIsa17
O analfabetismo funcional no Brasil
por gabriela1289    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por gabriela1289
0 Respostas 
65 Exibições
por kauamagax
0 Respostas 
95 Exibições
por lulu12309

Pode-se atestar a relevância da questã[…]

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM