Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de incentivo do governo à população, o que dificulta na execução de melhorias para combater a escassez de aprendizado do uso da internet. Tal qual, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ¨contrato social¨, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos seus direitos indispensáveis.
Ademais, é fundamental apontar a carência de aparelhos tecnológicos, como impulsionador do leigo computacional no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 50 milhões de brasileiros vivem na linha da pobreza, pesquisa diz também que o maior índice de pobreza está localizado na Região do Nordeste. Diante de tal exposto, é evidente que boa parte da população não tem condições financeiras para obter alguma ferramenta digital, o que leva a muitos não terem acesso as mesmas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, juntamente com a Secretaria de Educação, por intermédio de palestras em escolas, que proporcione instruções de como usar computadores, celulares e outros meios eletrônicos, além de disso, inserir rede de Wifi gratuito para alunos na carga horaria estudantil, a fim, de melhorar a qualidade de aprendizado, e facilitar a acesso à internet para crianças e jovens com baixa condições de vida. Assim, se consolidará uma sociedade mais mais atualizada e democrática, onde o Estado desempenha corretamente seu ¨contrato social¨, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada