Diante desse cenário, é preciso atentar que a negligência governamental é causa expressa da questão. Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro "Ética a Nicomaco" que a política existe para garantir a felicidade dos indivíduos. Entretanto, é fácil perceber que, em relação a disseminação da violência urbana no Brasil, essa disposição de Aristóteles não se consuma na realidade brasiliense, uma vez que o poder público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem-estar social. Desse modo, torna-se fundamental a reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente.
Ademais, a falta de políticas públicas é causas secundária do problema. Sobre isso, Abraham Lincoln célebre personalidade política americana, disse, em um de seus discursos, que a política e serva do povo e não contrário. Em relação a tal afirmação, nota-se uma inconformidade sobre a violência urbana no Brasil e a atuação do Estado brasiliano, no sentido de que ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve o povo com ações, planos e metas públicas que atua na questão abordada, fazendo com que sua resolução seja quase utópica.
Em vista disso, algo precisa ser feito para resolver a questão. A população, por meio de um
projeto de iniciativa popular, deve propor um projeto de lei, que exija uma preparação prévia
para a função política. Tal projeto deve conter, além das exigências constitucionais, a
implementação de um curso preparatório, por exemplo, e a colocação de um termo de
responsabilidade social, onde deve se priorizar as necessidades da população em detrimento
de determinações partidárias. Espera-se, dessa forma, que a população brasileira deixe de
sofrer as consequências da negligência governamental e tenha um futuro próspero. Somente assim, a os direitos da carta constitucional será garantida para todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada