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Por Welly
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"A Cidade do Sol" é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e insenta de conflitos. No vigente âmbito brasileiro, entretanto, tal projeção torna-se compreendida como um hegemônico utopismo, uma vez que a violência urbana no Brasil promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população. Dessa forma, percebe-se que a insuficiência de leis e a falta de segurança agravam a situação.
Diante desse cenário, falta de diligência por parte do Estado colabora para uma sociedade indeliberada. Assim torna-se evidente a ineficácia governamental, que não o seu dever ao não disponibilizar ferramentas que propiciem uma ajuda eficiente aos cidadãos. Segundo o sociólogo Rosseau, é função do Estado o cumprimento de uma sociedade integrada e harmônica. Desse modo, faz-se preciso a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Outrossim, a falta de segurança também pode ser apontada como promotora do problema. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2022, afirma-se que cerca de 54% dos brasileiros dizem se sentir inseguros na cidade onde vivem . Partindo desse pressuposto, nota-se que a imprecisão na seguridade do bem-estar populacional acaba gerando um aumento na taxa de violência no país. Dessarte, tudo isso retarda a solução do impecilho, já que a precariedade nesse quesito contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
Dado o exposto, denota-se q urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - trabalhar de maneira eficiente na proteção da comunidade brasileira, através do fortalecimento das instituições de segurança pública e campanhas de conscientização sobre a cultura da paz, afim de combater a impunidade da problemática. Assim, reforçando a seguridade pública na população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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