Em primeiro lugar é imperioso verificar que a ausência de políticas públicas figura como a primeira causa do entrave. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes afirma em “O Leviatã” que é dever do Estado a garantia de preceitos civis para os cidadãos, como o direito à dignidade da vida. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista que o estado não investe na promoção de políticas públicas eficazes para combater os conflitos sociais, a exemplo de haver policiamentos constantes em locais públicos levar mais segurança para as cidades. Isso pode ser comprovado com praças, shoppings e escolas nos quais faltam a presença de policiais, o que apenas contribui com a insegurança local. Portanto, é notório que a falta de apoio governamental é um empecilho que apenas evidencia o desrespeito à Constituição.
Ademais, cabe analisar o preconceito e a sensação de superioridade de classes como a segunda causa do imbróglio. Diante disso, o artigo 5º da constituição federal vigente afirma: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. No entanto, isso não acontece na prática, tendo em vista que um dos principais motivos para a constância da criminalidade é o preconceito existente na mente dos indivíduos, podendo ser racial, religioso, de gênero, socioeconômico e diversas outras formas. Assim, conclui- se que o pré- julgamento contribui significamente para o aumento dos índices de homicídios.
Portanto, cabe ao governo federal por meio do poder legislativo criar leis que sejam mais eficientes no que diz respeito à segurança pública, a fim de amenizar a violência urbana presente na sociedade brasileira. Por meio de medidas protetivas e preventivas que transmitem garantia para as pessoas, e promovendo campanhas publicitárias através dos meios de comunicação como:Tv, redes sociais,rádio e entre outros para deixar as pessoas cientes da medida que será tomada. Desse modo, tanto o Estado quanto a mídia respeitarão o direito a vida pertencente a todo ser.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.