Em primeiro plano, é importante destacar a ausência de medidas governamentais como um entrave para a diminuição do número de cidadãos analfabetos funcionais no país. Consoante ao pensamento do filósofo contratualista John Locke, na medida em que o Estado isenta-se da garantia dos direitos aos cidadãos, há uma violação do contrato social elaborado junto a sociedade. Dessa maneira, a insuficiência do amparo institucional, somado à falta de incentivos do Estado para que a população participe de programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) - modalidade que oferece ensino para jovens e adultos que abandonaram a escola - contribuem para a continuidade desse impasse.
Ademais, deve-se apontar o crescente número de evasão escolar como impulsionador do analfabetismo funcional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros, com idades acima de 14 anos, são analfabetos. Tal cenário deve-se, em partes, ao alto abandono escolar, sobretudo de jovens pobres ou adolescentes que foram pais ainda cedo, que possuíram a necessidade de trocar o estudo pelo trabalho, e não retornaram para a instituição de aprendizagem. Logo, é inadmissível que essa problemática continue a perdurar.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar esse quadro. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação, por meio de redirecionamento de recursos financeiros, amplie e crie programas educacionais voltados para a população com problemas na compreensão de questões importantes do dia a dia, sendo estimulados a participar através de propagandas televisionadas e palestras em espaços marginalizados, a fim de democratizar o acesso à educação e proporcionar maior autonomia para aqueles que sofrem com esse obstáculo. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde a garantia do Artigo 6º será efetiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.