Em primeira instância, cabe ressaltar como o descaso estatal corrobora com o imbróglio. Dessarte, o sociólogo Émile Durkheim, constatou após inúmeros estudos, que é dever do poder público se responsabilizar pelas diretrizes que envolvam a coletividade estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. No entanto, a fala do estudioso se manteve no plano teórico, tendo em vista que não há uma disciplina voltada à educação alimentar nas instituições públicas de ensino básico. Após o exposto, fica explícito como as crianças que não possuem acesso a esse tipo de informação no ambiente familiar, crescem sem o conhecimento acima da importância de uma alimentação de qualidade, e consequentemente leva hábitos alimentares maléficos para a vida adulta, pois sabe-se que na maioria das vezes, a alimentação da fase juvenil é estendida à fase adulta. Dessa forma, percebe-se que essa negligência estatal representa uma das causas do problema.
Ademais, é importante salientar como a normalização de uma alimentação pouco nutritiva, por parte do meio social, é um agravante da questão abordada. A filósofa judia Hannah Arendt, defende em sua teoria "banalidade do mal", que o comportamento nocivo é realizado inconscientemente quando banalizado. Da mesma maneira, a normalização de refeições deficientes nutricionalmente são causadas pela cultura do povo brasileiro, tendo em vista, que a proteína animal é o grande foco do prato, e não os vegetais, legumes e verduras. Desse modo, é esquecida a quantidade de variedades de alimentos de origem vegetal que complementam a alimentação tão bem quanto os produtos de origem animal, que também possuem seus valores nutricionais, porém, causam múltiplos problemas de saúde se não balanceados.
Portanto, entende-se, após o exposto, a real necessidade do Ministério da Educação promover aulas didáticas de nutrição e educação alimentar nas escolas, principalmente em zonas periféricas, em que os índices de alunos com famílias que entendem sobre o assunto é menor, por meio da liberação de verbas, a fim de garantir uma boa nutrição no país. Desse modo, essa importante questão pode ser solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.